14/15.Maio - Paula Xavier em Terras de Lyz - Cerimónia de Temazcal e Workshop de Canções Xamânicas
07-04-2016 21:16
Em Maio, Terras de Lyz recebe a inspiração e trabalho de Paula Raquel Xavier!
14 e 15 de Maio - Cerimónia de Temazcal e Workshop de Canções Xamânicas
Paula Raquel Xavier é uma mulher brasileira que na última década da sua vida tem vindo a desenvolver a sua conexão às medicinas ancestrais da Amazónia e desenvolve, igualmente no Brasil, círculos e trabalhos de aprofundamento com Mulheres. É responsável pelo projecto Xamanizando**.
Em 2015 visitou pela primeira Portugal, e este ano, a 14 e 15 de Maio, Terras de Lyz tem o privilégio de receber o trabalho medicinal desta mulher medicina ao serviço do Grande Espírito e da Grande Mãe.
Dia 14 de Maio, a partir das 14h
TENDA DE SUOR - TEMAZCAL DE PRIMAVERA
com Paula Raquel Xavier
O banho a vapor existia entre os maias e os astecas há muito tempo. Conhecida como Temezcalli entre os antigos povos do México ("teme" significa, na antiga língua asteca, "banhar-se", e "calli", "casa"). Os índios a utilizavam para limpar-se e purificar-se.
A "sweat lodge" navajo assemelha-se a um montículo com uma entrada feita de madeira de cedro. Os índios das Planícies realizavam a cerimônia em quatro tempos e a acompanhavam com cantos sagrados e preces.
Uma prática cotidiana entre os cheyennes e os kiowas. Por toda a América, a sweat lodge era construída da mesma maneira: ramos suficientemente longos dobrados e reunidos para formar um domo de aproximadamente um metro e meio de altura, outrora coberto com peles de bisão e hoje com outros materiais. Em sua origem, de seis a dez pessoas sentavam-se em volta de uma pequena fornalha central, onde eram colocadas pedras em brasa. Ali joga-se água fria, a fim de obter um vapor ardente. De acordo com a tribo, pratica-se essa cerimônia por ocasião das festas de puberdade, antes de uma dança do Sol ou durante outros eventos sagrados, antes de partir para a caça ou para a guerra.
Inikagapi, "tomar uma sweat", é um rito de purificação, que também pode ser realizado para sentir-se bem e limpo ou para livrar-se da fadiga. Mas, em geral, sua finalidade é sagrada. É também o prelúdio de um ritual ainda mais solene: a busca de visão.
Há mais de cinquenta anos o xamã Nicholas o Alce Negro dizia que a sweat lodge reúne todos os poderes do universo: a terra, a água, o fogo e o ar. A água representa os Seres Trovão, os quais beneficiam a tribo. O vapor, saído das pedras que conservam o fogo, purifica-nos e permite-nos viver em harmonia com a vontade de Wakan Tanka.
O curandeiro lakota Cervo Ferido ensina que doze estacas e quatro horizontes formam o quadro da lodge. Cada elemento tem seu símbolo e cada símbolo é sagrado.
Após a entrada das pedras sagradas aguarda-se em seguida que os bons espíritos se manifestem, que Wakan Tanka venha pacificar e instruir o coração dos participantes. Cada qual faz sua prece e agradece ao Criador, enquanto se despeja água fria sobre as pedras vermelhas. Pouco a pouco, um vapor branco enche a cabana, como uma onda de ar quente surgida do solo.
Estimulado pelos cantos, as preces e o som dos chocalhos, o líder cerimonial convita a presença dos espíritos e a do Grande Pai do Céu.
O ritual desdobra-se em quatro voltas ou quatro portas, ou seja, a entrada da "loja de sudação" será aberta quatro vezes durante a cerimônia. A cada uma delas, o curandeiro ou a curandeira pergunta se alguém deseja sair.
Uma cerimônia dessa importância purifica o corpo e o espírito, em geral, um grande sentimento de fraternidade e de harmonia comunga os participantes.
MATERIAL NECESSÁRIO
Chinelos/meias
Roupa leve para entrar dentro do Temazcal - aconselhamos bikini e/ou fato-de-banho e/ou cuecas e camisola de alças
Toalha ou saída de praia


Dia 15 de Maio, a partir das 14h00
TERREIRÃO - WORKSHOP DE CANÇÕES XAMÂNICAS
com Paula Raquel Xavier
Terreirão – Mulheres que cantam pra Lua e Homens que tocam pra Terra!
Encontro de estudos de canções xamânicas, letras e toques de tambor, resgate da cultura dos povos nativos e desbloqueio da voz e emoções.
Terreirão é a forma que os índios chamam suas reuniões ao redor da fogueira debaixo do céu estrelado e enluarado da floresta.
MATERIAL NECESSÁRIO
Traz o teu tambor e instrumentos!
TROCA DE ABUNDÂNCIA
Para a Cerimónia de Temazcal - ☼45
Para o Terreirão - ☼45
Para quem faz os dois trabalhos - ☼80*
*Este valor inclui estadia em Terras de Lyz. Pedimos que tragam comida para partilhar por todos nos dias do fim-de-semana. Para os que pernoitam podem trazer tenda de campismo, saco cama, colchão tri-partido e almofada.
**O que é Xamanizando?
É uma Academia de conhecimentos ancestrais e contemporâneos que nasceu da vontade de praticar Xamanismo no desenvolvimento humano.
A palavra “Xamanizando” vem da idéia de viver o Xamanismo e trazer o substantivo para a Ação! O verbo no gerúndio traz um movimento contínuo e sem tempo para ser realizado.
A nossa missão é contribuir para a felicidade plena de todos os seres e para o despertar das reais potencialidades individuais através do Caminho Xamânico da Beleza.
Desenvolver uma nova visão com habilidade de enxergar a beleza em tudo o que nos acontece, a integridade entre o pensar, sentir e o agir e a manifestação da nossa verdade com amor são algumas virtudes e valores de viver xamanizando.
Nosso compromisso é com o Planeta Mãe Terra, com a valorização de toda e qualquer expressão e com o bem estar de todos os seres.
Acreditamos que, se desejamos felicidade para o mundo em que vivemos e somos todos um, então a melhor contribuição que podemos ofertar ao Universo é sermos felizes. Em sendo eu e você uma coisa só, não posso te maltratar sem me ferir, mas posso te fazer feliz sendo feliz.
INSCRIÇÕES
É necessário efectuar a inscrição para geral@terrasdelyz.net ou pereira.ines.i@gmail.com. Na resposta de email, irão receber instruções para a formalização da mesma.
Nota - estão previstas outras actividades de Paula Raquel Xavier ligadas às Medicinas Amazónicas - podem ser pedidas mais informações para pereira.ines.i@gmail.com ou geral@terrasdelyz.net. Irão decorrer trabalhos ligados à Formação de Mulheres Curandeiras, também em Maio, em Mafra e no Porto com condições especiais para as Mulheres de Terras de Lyz/No Ninho da Serpente.